Blog

Campanha - Janeiro Branco

    O primeiro mês do ano nos reserva uma campanha importantíssima nos tempos atuais, a campanha JANEIRO BRANCO. Trata-se de uma campanha que tem como principal objetivo discutir um tema muito presente em nossas vidas: saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, a doença é um dos principais tópicos da campanha, assim como o transtorno de ansiedade.

    Com isso a campanha tem a finalidade de chamar a atenção para os temas de saúde mental e emocional. Transformar o mês de janeiro num marco - assim como a campanha outubro rosa - convidando todas as pessoas, instituições sociais para refletir, conhecer, planejar e efetivar ações em prol do cuidado com a saúde mental. Além disso a campanha deseja contribuir para a construção e a disseminação da “cultura de Saúde Mental” que favoreça e garanta a elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos. Além de convocar as pessoas a refletirem sobre suas vidas, relacionamentos e incentivar o cuidado com a saúde mental e emocional. A campanha é relativamente nova, foi idealizado pela pelo psicólogo Leonardo Abrahão e começou em 2014, porém vem ganhando cada vez mais força.
 

Vamos conhecer duas das principais doenças psicológicas atuais: o transtorno de ansiedade e a depressão:

DEPRESSÃO

   A Depressão, que é uma alteração do funcionamento cerebral, se apresenta na vida do doente ocasionando mudanças nos pensamentos, que se focam no negativo, alterando o comportamento para a inibição. As emoções tendem à tristeza e ao desânimo.

Sintomas da Depressão

Ela não apresenta apenas sintomas emocionais, possuí também sintomas físicos e cognitivos:

Sintomas emocionais: Tristeza ou humor depressivo, autodesvalorização e sentimento de culpa; baixa autoestima.

Sintomas fisiológicos: queixas digestivas, dor no peito, taquicardia.

Sintomas Comportamentais:  perda do apetite, falta de energia; perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas;

Sintomas cognitivos: cansaço excessivo, lenhificação do pensamento, falta de concentração, queixas de falta de memória

 

Diagnóstico e Tratamento

   O diagnóstico da depressão é clínico, após analisar os sintomas descritos pelo paciente, os fatores genéticos e acontecimentos da vida do paciente, o médico dá o diagnóstico da doença e a gravidade.

   O tratamento da depressão pode ser diferente para cada caso, os casos mais leves, costumam ter um resultado positivo apenas com tratamento psiquiátrico. Em alguns casos mais graves os médicos psiquiatras indicam além do tratamento psiquiátrico, remédios antidepressivos.

   Há evidências de que a atividade física associada aos tratamentos farmacológicos e psicoterápicos representa um recurso importante para reverter o quadro de depressão (Maria Helena Varella).

TRANSTORNO DE ANSIEDADE

    A ansiedade é uma reação natural de todo o ser humano quando está diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, chegadas de datas importantes, véspera de provas ou avaliações, entrevistas para vagas de emprego, etc. Por conta disso muitas pessoas confundem essa reação natural com o transtorno de ansiedade. Acontece que, determinadas pessoas vivenciam esta reação de forma mais intensa e com mais frequência, comprometendo sua saúde mental e emocional. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), o transtorno de ansiedade é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva.

Sintomas

Alguns dos sintomas que você deve estar atento:

Preocupação Excessiva: o indivíduo que sobre de ansiedade se preocupa com tudo, até com os mínimos detalhes do seu dia a dia. Isso acaba gerando um desgaste mental, físico e emocional, resultando em exaustão.

Insônia: Porém, apesar de estar cansada, a pessoa apresenta dificuldade para dormir. O corpo não consegue desligar a mente, se a pessoa consegue dormir, ainda acaba tendo um sono mais agitado ou acordando por diversas vezes.

Dores Musculares: Quanto maior o sentimento de preocupação, medo ou stress, maior a possibilidade de transferir tensões para os músculos, o que geram muitas dores musculares. Costas, ombros e pescoço são as regiões do corpo que mais são afetadas pela tensão muscular.

Crises nervosas: nervosismos, irritabilidade, fala acelerada, coração acelerado e falta de ar são sintomas que podem ocorrer em momentos de maior pressão ou estresse.

Problemas Digestivos: Muitas pessoas com transtorno de ansiedade também sofrem com problemas digestivos, como dores no estomago, ânsias de vomito, inchaços, azia e má digestão.

Diagnóstico e Tratamento

    O diagnóstico do transtorne de ansiedade, assim como o da depressão, é clínico, leva em conta a história de vida do paciente, uma análise criteriosa dos sintomas, podendo também ser solicitados exames complementares. A análise dos sintomas deve obter bastante atenção, por haverem distúrbios relacionados a ansiedade, como TOC, fobias ou até síndrome do pânico, que exigem tratamentos específicos.

    O tratamento da ansiedade é realizado através de terapia, como a depressão, em casos mais graves o médico pode indicar o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos. Outro fator essencial para a efetividade do tratamento é a mudança no estilo de vida prática de atividades físicas, mudanças na alimentação, boas noites de sono e momento reservados para atividades de lazer.

A ADEC oferecerá uma palestra com a Psicóloga Sara Rosa, no dia 22 de Janeiro ao meio dia, no salão de festas da ADEC.

17 de Janeiro de 2020

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top