Blog

Câncer de Pele - O vilão do verão

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e o mais comum entre os seres humanos. A taxa é alarmante, mas estima-se que 1 entre cada 4 casos câncer de diagnosticados se origine da pele ou nas mucosas.
É um tumor que atinge a pele, principalmente pela exposição excessiva ao sol.

Tipos de câncer de pele:

  • Câncer de pele melanoma: que tem origem nas células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele), sendo mais frequente em adultos brancos; é considerado o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos). 
  • Câncer de pele não melanoma: Nesse caso, apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.

 

Causas

A associação do melanoma com o sol é bem conhecida, principalmente com os episódios de exposição intensa, mas este tipo de câncer também tem forte influência genética.

Pessoas ruivas, com peles mais claras, diversas pintas pelo corpo, que tenham tido muitas queimaduras de sol na infância, tem maiores chances de reter o câncer de pele.
Realização de procedimentos estéticos como bronzeamento artificial ou pessoas que possuem familiares com histórico desta doença, também estão pré dispostas a desenvolver o câncer de pele.

Sintomas

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos sintomas:

  • Lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza;

Ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se não tratado adequadamente, pode destruir essas estruturas.

Diagnóstico

Várias sociedades de especialistas como a Sociedade Brasileira de Dermatologia defendem a regra do ABCDE, um guia para a identificação de sinais sugestivos do melanoma.

  • Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra.
  • Bordas irregulares: contorno/borda mal definidos.
  • Cor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul).
  • Diâmetro: maior que 6 milímetros.
  • Evolução: Quando a pinta está crescendo ou se modificando.

Para um diagnóstico comprovado, consulte o médico sob qualquer suspeita quanto a doença e realize o exame de "Dermatoscopia", para a confirmação do resultado o médico pode solicitar uma biópsia.

Tratamento

O tratamento para o câncer de pele deve ser indicado pelo oncologista ou dermatologista, quanto mais rápido for iniciado maior a chance de cura. Dependendo das características da lesão, do tipo de câncer, do tamanho e do estado geral da pessoa podem ser recomendados

O tratamento para o câncer de pele não melanoma é basicamente cirúrgico.

Para o tipo de câncer de pele melanoma, o médico vai definir o tratamento, dependendo do quão avançado ele estiver. Se ele é bastante inicial e está localizado, o tratamento consistirá na remoção cirúrgica do tumor, com margens livres. 

Prevenção

São recomendados alguns hábitos que contribuem para a prevenção do câncer de pele, tais como:

  • Evitar o sol entre 10h e 16h;
  • Não realizar bronzeamento artificial;
  • Utilizar protetor solar diariamente;
  • Reaplicar o protetor a cada 2 horas, quando estiver em locais de praias ou com piscinas;
  • Utilizar chapéu, bonés, roupas compridas (com proteção UV) ou de trama fechada;
  • Manter a pele sempre hidratada.

 

 

Referencias: Ministério da Saúde; Sociedade Brasileira de Dermatologia; Centro de Oncologia.

27 de Dezembro de 2019

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top