Blog

Crianças do Programa Crescer Fazem Sabão Caseiro

Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem. Além do solo e da água, até mesmo a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global.

O SESI/SENAI   ofereceu aos seus alunos do Programa Crescer  uma aula no laboratório sobre a reutilização do óleo de cozinha, onde os mesmo aprenderam como transformar o óleo de cozinha  em sabão, assim evitando o descarte incorreto desse produto e ajudando na preservação do meio ambiente. O sabão caseiro é uma ótima opção para você que precisa economizar e deseja preservar a natureza .

Confira a receita do sabão:

  • Separe 5 litros de óleo de cozinha usado (Lembre-se de coar);
  • Reserve 1kg de soda cáustica;
  • Ferva 5 litros de água;
  • Adquira um balde com material grosso e resistente;
  • Para moldar o sabão, reserve bandejas de plástico, assadeiras de metal ou diferentes recipientes forrados com papel manteiga.

No balde você deverá colocar a soda cáustica e adicionar lentamente a água fervendo. Depois, mexa até a soda cáustica dissolver por completo. Em seguida, junte o óleo e continue com movimentos contínuos na mesma direção para que o sabão caseiro não coalhe. Faça esse processo até a consistência ficar pastosa para despejar nos moldes e deixe o produto secar por 24 horas para você conseguir desinformar.

 

16 de Julho de 2019

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top