Blog

Novembro Azul

   O novembro azul é uma campanha a nível mundial que ocorre no mês de novembro. Tem a finalidade de ressaltar a importância da prevenção e   do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Novembro foi escolhido como mês oficial, pois dia 17/11 é o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de   Próstata” e o Azul é a cor oficial usada no símbolo da campanha.
     A doença é o segundo câncer que mais atinge homens no Brasil, as estimativas do INCA, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos   de câncer de próstata no país.. Atinge principalmente homens a partir dos 50 anos e pessoas com parentes de primeiro grau que tiverem a doença,   como pai, filho ou irmão.


   

     O câncer de próstata ocorre porque durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma       anormal, provocando o surgimento de um tumor.

    Sintomas da doença:

 É recomendado o exame anual de toque principalmente porque o câncer de próstata pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Os sintomas da fase já avançada são:

  • Dores ósseas;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com mais frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
  • E nos casos mais graves pode ser apresentado quadros de infecção generalizada.

   O exame de toque é realizado pelo médico e tem uma duração média de apenas 10 SEGUNDOS!! Com esse exame o médico consegue  analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existe alguma lesão palpável. Apesar de ainda haver muitas polemicas quanto ao exame, por  conta do método, é bom ressaltar a gravidade da doença e a importância do diagnóstico precoce.

   A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.

   Adotar hábitos saudáveis diminuem o risco do câncer de próstata:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar;
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.

 

     Sócios ADEC possuem descontos nos exames de PSA e Toque Retal na clínica "CLINIVAT", rua Leoberto Leal, 244 - Fone: (48) 3641 – 2900

Homem de verdade, se cuida!

 

 

 

 

Fontes: Fundação do Câncer; Ministério da Saúde; Instituto Oncoguia.

12 de Novembro de 2019

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top