Blog

Novo Convenio - Terapia Cognitiva-Comportamental

O que é a Terapia Cognitiva-Comportamental

Trata-se de uma abordagem psicológica, direta, breve e focada no problema atual do paciente. É voltada para a ação e resolução dos problemas. Propõe que há uma inter-relação fascinante entre o pensamento, a emoção e o comportamento de uma pessoa. Baseia-se na ideia de que a percepção que temos de uma determinada ocorrência é o que determina como vamos nos sentir e reagir a ela.

A TCC explica que o que nos afeta não são os acontecimentos e sim a forma que os interpretamos. Trata-se de um tipo de terapia interativa, onde o paciente decide sempre em que deseja mudar e quanto quer mudar. Oferece um número grande de técnicas e estratégias que enriquecem a vida da pessoa não só para resolver os problemas do momento, mas também para uso no futuro. A vida da pessoa que faz Terapia Cognitiva Comportamental fica mais leve, mais tranquila e o mundo se torna um palco mais positivo para a sua vida se desenrolar.

Em geral a TCC produz efeitos bem rápidos porque combina mudanças de pensamento, com mudança de emoções e produz comportamentos mais adequados para a realidade do paciente.

Ela é profunda, porém muito direta, envolvendo bastante a contribuição do paciente.

Sua eficácia tem tido grande comprovação científica e se aplica a maioria dos problemas do viver, tanto para crianças e adolescentes, como adultos  ou casais.

A TCC se distinguem de outras formas de psicoterapia são o tempo curto e limitado e a eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais, como depressão, transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), dependência química, transtornos alimentares, dificuldades interpessoais (terapia de casal e de família), transtornos psiquiátricos, etc., para adultos, crianças e adolescentes, nas modalidades individual e em grupo. Sua utilização no tratamento de psicoses apresenta resultados encorajadores. TCC ainda é indicada como coadjuvante no tratamento de transtornos orgânicos, e em intervenções nas áreas de educação, organizações e esportes

Em nosso novo convenio o Psic. Abrahão Rocha utiliza esse método para auxiliar seus pacientes em suas sessões. O consultório garante 25% de desconto para associados ADEC.

Texto: Psic. Abrahão Rocha Brandão
(Terapeuta Cognitivo-Comportamental & Transtornos Alimentares)

10 de Fevereiro de 2020

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top