Blog

OUTUBRO ROSA

O outubro rosa é uma campanha anual, realizada no mundo todo durante o mês de outubro. Tem o propósito de alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, visando informar a população sobre os dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.

A campanha teve início em 1990, em Nova Iorque e foi inicialmente chamada de “Corrida pela Cura”, chegou ao Brasil em 2002, com a primeira ação sendo feita em São Paulo, e desde 2008 as ações têm sido cada vez mais fortes.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é segundo tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Os principais sinais e sintomas da doença são:

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja,
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença. Como por exemplo: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar (casos de câncer de mama na família), consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Em 95% dos casos identificados ainda em estágio inicial existe possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

 

Mulheres acima de 40 anos, devem realizar o exame de "Mamografia" anualmente.

Sócias ADEC possuem descontos especiais nos exames de: mamografia, ultrassonografia de mama e biópsia de mama, na clínica CLINIVATI. Agende seu exame.

 

09 de Outubro de 2019

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top