Blog

A Importância da Leitura na Infância

O desenvolvimento do hábito da leitura numa criança não é nada fácil!
Será?!

Na verdade, essa afirmação só é verdadeira quando a criança tem uma experiência negativa com a leitura. Quando ela se vê obrigada a ler ou quando os livros aos quais ela teve contato não eram para sua faixa etária (podendo ser muito infantis ou muito maduros para seu entendimento).

Tornar a leitura um hábito para as crianças é apenas algo que precisa ser trabalhado, nas escolas, mas principalmente em casa, cultive esse hábito no dia a dia, leia para ela antes de dormir, incentive-a a manusear as obras e a entender que aquele pedaço de papel pode ser o combustível para momentos muito divertidos ao seu lado.

Mas é importante saber indicar os livros certos para cada faixa etária; bons livros, com textos e imagens de qualidade.
Deixar que a criança conheça o livro também é essencial, permitir que ela olhe, analise, folheie, sinta as páginas e aprecie as imagens do livro torna o vínculo ainda mais especial.

É muito importante apresentar além de livros com ensinamentos morais e de bons costumes, livros de literatura, com histórias divertidas que entretenham e criem uma interação entre o livro e o pequeno leitor.  

A leitura na educação infantil é um importante hábito a ser desenvolvido, porque gera grandes benefícios no desenvolvimento do indivíduo. A leitura: eleva, transporta, informa, educa, emociona.

Ela melhora o funcionamento do cérebro, contribui para a construção do senso crítico e permite uma viagem ao mundo sem que o leitor saia do lugar. Possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por essas e outras razões, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio.

As crianças que leem livros conseguem se sentir afetadas (positiva ou negativamente) com as histórias. Por essa razão, os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar a emoção.

Por meio da leitura, as crianças desenvolvem diversas habilidades como: diferentes tipos de linguagens, aumento do vocabulário, imaginação, criatividade e também adquirem bagagem cultural.

Além disso, quando as crianças desenvolvem o hábito da leitura, elas começam a ter comportamento de leitores, construindo opiniões sobre os temas lidos, compartilhando conhecimentos aprendidos nos livros, aprimoram seu senso crítico e a oralidade.

O Programa Crescer vem desenvolvendo esse hábito nas crianças, e está aberta para receber doações de livros!
Faça como nossa sócia Ana Lúcia da Luz Baungarten, que fez uma doação de diversos livros para o Programa nessa semana (30/09), demonstrando o carinho e o cuidado com nossas próximas gerações. 


(Aluna do PCP, Ester Pavão de 7 anos)

 

30 de Setembro de 2019

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top