Blog

Especialidades Fisioterapêuticas

A ADEC fechou um novo convenio com um consultório de fisioterapia que oferece diversas especialidades, como: Fisioterapia domiciliar, fisioterapia traumato-ortopédica, bandagem elástica funcional, ventosaterapia e liberação miofascial. 

Para tirar suas dúvidas, preparamos uma matéria, explicando um pouquinho sobre cada método utilizados pela Dra. Amanda, em seus pacientes:

FISIOTERAPIA DOMICILIAR

A fisioterapia domiciliar ou fisioterapia home care funciona basicamente como a fisioterapia convencional, porém com maior flexibilidade de horários a fim de atender as necessidades de cada pessoa. Ela é uma aliada para que o paciente possa realizar sua reabilitação no conforto de sua casa.

Além disso, alguns pacientes não têm condições de serem removidos de casa para que iniciem o tratamento, e por isso é extremamente importante que recebam a terapia no conforto de casa, com a presença de familiares ou cuidadores. O paciente se beneficia muito com esse método, já que não terá que se deslocar de sua casa, e esse processo de recuperação e reabilitação é mais rápido e se torna menos traumático.

O fisioterapeuta que realiza atendimento domiciliar tem habilidade para lidar com os pacientes no ambiente de suas casas. Por meio de estudo aprofundado do paciente e técnicas eficientes, o profissional consegue evitar a reintegração hospitalar, situação que pode ser estressante para muitos pacientes e que aumenta a possibilidade de contrair infecções hospitalares.

Outro benefício é que o fisioterapeuta tem a oportunidade de indicar e orientar sobre exercícios e acessórios que podem ser realizados no dia-a-dia, orientando também a família para que auxiliem no tratamento, potencializando assim, os resultados.

 

FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA

A Fisioterapia Traumato-Ortopédica, responsável por atuar na investigação, na prevenção e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos.


Visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas. Trabalhando na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

Ela também foca no processo de reabilitação de traumas, fraturas, entorses ligamentares, amputações e lesões musculares. A especialidade atua na prevenção, no trato e, principalmente, na reabilitação de indivíduos acometidos por fraturas, entorses, contusões musculares, luxações, amputações, dentre outros casos diversos. 

Oferece diversos benefício, dentre eles:

  • Correção deformidades
  • Alivio das dores
  • Fortalecimento dos músculos
  • Alongamento
  • Equilíbrio
  • Redução da rigidez pós-fratura
  • Prevenção de cirurgias
  • Diminuição de riscos de queda

 

 

BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL

A bandagem elástica é a bandagem funcional com propriedades elásticas. A bandagem elástica mais conhecida é a kinesio taping, criada em 1973 pelo Dr. Kenzo Kase. A bandagem elástica garante conforto e adaptação, pois contém elastano — material que proporciona elasticidade e alta flexibilidade —, o que possibilita um perfeito encaixe nas formas do corpo e o envolvimento dos tecidos e das articulações com mais precisão.

Tem como objetivo oferecer suporte externo aos tecidos moles, não limitando sua ação. Promove estímulos mecânicos constantes na pele, que ativam receptores cutâneos sensíveis a alterações do sistema articular. Estes se comunicam com tecidos profundos, ocasionando o aumento do espaço intersticial, o que resulta em uma diminuição da pressão sobre os nocioceptores, diminuindo a dor e permitindo que a circulação e a linfa fluam mais livremente.

Também pode ser utilizada tanto na prevenção como na reabilitação de lesões. Com ela o paciente relata sensação de segurança, pois é permitida a execução de movimentos sem prejudicar a lesão.

A bandagem elástica funcional oferece benefícios como: melhora em dores, na circulação sanguínea e linfática, estimula a propriocepção e a consciência corporal, corrige desalinhamentos articulares, melhora a amplitude de movimento e diminui o espasmo muscular, atuando assim na sinergia da contração muscular.

 

VENTOSATERAPIA

A ventosaterapia é um tratamento no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, são criados vácuos por sucção da pele (por meio das ventosas), o vácuo formado estimula a circulação sanguínea. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição dos músculos, aliviando as tensões e as dores musculares e articulares, esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.

O tratamento com ventosas é indicado para várias patologias, em especial, para o alivio de dores. Pode ser utilizado em traumas como entorses, distensão muscular, contraturas ou simplesmente para aliviar a fadiga muscular.

O tempo de duração varia entre 10 a 20 minutos e podem ser realizadas sessões isoladas para combater a dor nas costas.

O local onde foi realizado a aplicação das ventosas pode ficar dolorido por alguns dias, dependendo da quantidade de vácuo imposta sobre a pele. Mas nada que atrapalhe a vida cotidiana do paciente.

Além disso esse tipo de tratamento apresenta diversos benefícios a seu favor:

  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Fortalece os vasos sanguíneos;
  • Aumento da produção de líquido sonovial dentro das articulações;
  • Elimina a tensão muscular;
  • Melhora a oxigenação dos tecidos;

 

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo e ajuda a relaxar e alongar os músculos, para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

A fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. A fáscia ajuda a manter a força muscular, pois ajuda o músculo a exercer mais eficientemente a contração e permite um fácil deslizamento dos músculos entre si, transmitindo, assim, tensões geradas pela atividade muscular e reduzindo a fricção.

“Trata-se de uma lâmina de tecido com diferentes espessuras que funciona como uma espécie de envelope e 'separa' as diferentes estruturas do corpo. Ele envolve as articulações, os ossos, os vasos, os nervos, os órgãos, as vísceras e a musculatura, dando sustentação a eles e fazendo com que consigam manter sua forma”, explica a educadora física Maria Luisa Afonso de André.

A liberação miofascial é utilizada quando o paciente apresenta: Uso incorreto da musculatura; maus hábitos de postura; realiza treinos intensos; estresse ou problemas emocionais.

Esse método apresenta benefícios como:

  • Aumenta a mobilidade articular;
  • Favorece execução dos movimentos;
  • Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular;
  • Libera e ativa os músculos;
  • Prepara a musculatura que vai ser trabalhada;
  • Melhora a circulação e a respiração;
  • Aumenta a consciência corporal;
  • Relaxa a musculatura;
  • Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias;
  • Previne lesões;
  • Proporciona bem-estar.

 

 

29 de Maio de 2020

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top