Blog

Novembro Azul

   O novembro azul é uma campanha a nível mundial que ocorre no mês de novembro. Tem a finalidade de ressaltar a importância da prevenção e   do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Novembro foi escolhido como mês oficial, pois dia 17/11 é o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de   Próstata” e o Azul é a cor oficial usada no símbolo da campanha.      A doença é o segundo câncer que mais atinge homens no Brasil, as estimativas do INCA, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos   de câncer de próstata no país.. Atinge principalmente homens a partir dos 50 anos e pessoas com parentes de primeiro grau que tiverem a doença,   como pai, filho ou irmão.          O câncer de próstata ocorre porque durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma       anormal, provocando o surgimento de um tumor.     Sintomas da doença:  É recomendado o exame anual de toque principalmente porque o câncer de próstata pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Os sintomas da fase já avançada são: Dores ósseas; Dores ao urinar; Vontade de urinar com mais frequência; Presença de sangue na urina e/ou no sêmen; E nos casos mais graves pode ser apresentado quadros de infecção generalizada.    O exame de toque é realizado pelo médico e tem uma duração média de apenas 10 SEGUNDOS!! Com esse exame o médico consegue  analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existe alguma lesão palpável. Apesar de ainda haver muitas polemicas quanto ao exame, por  conta do método, é bom ressaltar a gravidade da doença e a importância do diagnóstico precoce.    A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.    Adotar hábitos saudáveis diminuem o risco do câncer de próstata: Manter uma alimentação saudável e equilibrada; Não fumar; Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; Manter um peso saudável; Praticar regularmente atividades físicas.        Sócios ADEC possuem descontos nos exames de PSA e Toque Retal na clínica "CLINIVAT", rua Leoberto Leal, 244 - Fone: (48) 3641 – 2900 Homem de verdade, se cuida!         Fontes: Fundação do Câncer; Ministério da Saúde; Instituto Oncoguia.
12 de Novembro de 2019
Ler Mais

7 Dicas Para Você Se Preparar Para Campeonatos

Com nosso campeonato de futebol suíço vindo por aí decidimos ajudar você a se preparar para a competição. Confira algumass dicas para ficar craque e levar o troféu de ouro da ADEC para a casa: Quando você se prepara pra algo como um campeonato esportivo, deve cuidar de seus hábitos alimentares e físicos, afinal a competição exigirá muito de você. Você precisará de um bom preparo físico e de muita energia para participar dos jogos e ter um melhor desempenho. Beba água ou isotônicos para manter a mente afiada: Além de hidratar o corpo, você ficará com a cabeça tranquila e concentrado. Lembre-se de também se hidratar diariamente. Adultos devem beber, pelo menos, de 2,5 a 3 litros de água por dia. Coma bem antes do jogo para que você tenha a quantidade de energia necessária: consuma alimentos com pouca proteína e baixo teor de gordura na noite anterior e de quatro a seis horas antes do jogo. — Faça um lanchinho de duas a três horas antes do jogo e outro quando faltar uma hora— para manter níveis de energia adequados. Os lanches devem ser pequenos e de fácil digestão. Tenha uma boa noite de sono antes do jogo. Um sono de qualidade pode melhorar a sua velocidade, precisão e tempo de reação. Além do preparo físico, é bom estar com a mente também preparada, afinal você irá participar de uma competição o que pode lhe causar stress e ansiedade. As dicas a seguir vão ajudar você a manter o foco e a mente tranquila, para que nada atrapalhe seu desempenho em campo. Escute música para controlar as emoções. Monte uma playlist com suas músicas favoritas para ouvir antes dos jogos, seja com músicas tranquilas para relaxar ou músicas animadas para se encorajar. Aceite que você irá ficar ansioso: Vá para o jogo sabendo que a agitação faz parte e não deixe que ela o atrapalhe, utilize a grande quantidade de adrenalina liberada antes do jogo para ter a concentração necessária e dar o seu melhor. Transforme os pensamentos negativos em frases de motivação: Tenha consciência de todos os pensamentos negativos originados da pressão e das expectativas, e converta-os em estímulos positivos. Prepare-se para a ocorrência de erros ou problemas. Assim como você fez na hora de imaginar situações vitoriosas, visualize também circunstâncias atípicas e longe das ideais. Imagine o que você faria se algo desse errado. Dessa forma, é mais difícil ser surpreender se as coisas não saírem como o planejado. Gostou das dicas?! Agora é só se inscrever em nosso campeonato!!! Até mais!!!  
26 de Setembro de 2019
Ler Mais

Crianças do Programa Crescer Fazem Sabão Caseiro

Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem. Além do solo e da água, até mesmo a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global. O SESI/SENAI   ofereceu aos seus alunos do Programa Crescer  uma aula no laboratório sobre a reutilização do óleo de cozinha, onde os mesmo aprenderam como transformar o óleo de cozinha  em sabão, assim evitando o descarte incorreto desse produto e ajudando na preservação do meio ambiente. O sabão caseiro é uma ótima opção para você que precisa economizar e deseja preservar a natureza . Confira a receita do sabão: Separe 5 litros de óleo de cozinha usado (Lembre-se de coar); Reserve 1kg de soda cáustica; Ferva 5 litros de água; Adquira um balde com material grosso e resistente; Para moldar o sabão, reserve bandejas de plástico, assadeiras de metal ou diferentes recipientes forrados com papel manteiga. No balde você deverá colocar a soda cáustica e adicionar lentamente a água fervendo. Depois, mexa até a soda cáustica dissolver por completo. Em seguida, junte o óleo e continue com movimentos contínuos na mesma direção para que o sabão caseiro não coalhe. Faça esse processo até a consistência ficar pastosa para despejar nos moldes e deixe o produto secar por 24 horas para você conseguir desinformar.  
16 de Julho de 2019
Ler Mais

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Top